segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Autoestima

          Todo mundo sofre um dia. Não vou comparar o grau dos sofrimentos: se uma dor menor tivesse que ser ignorada em prol de uma maior, viveríamos uma sociedade em depressão. Em suma, todos tem seu dia ruim, seu momento triste, ou um desejo que se esvai perante aos seus olhos – ou que simplesmente dança perante eles por toda sua vida para no final nunca ser realizado – mesmo que sejam tipo diferentes de dor.
          Algumas pessoas sofrem por paixão. Por mais que se diga ao sofredor o quão ele é insensato por chorar por alguém que não merece nem ser compreendido como ser vivo – e que provavelmente cairia melhor como pedra – o indivíduo, imerso em suas dores, só depois de caminhado um tortuoso caminho verá o quão estava errado, para então esquecer seus erros e tomar um caminho mais sadio. Mas não é errado sofrer por paixão: aqueles que não sofrem dificilmente aprenderão a dar valor ao que tem, e com certeza perderão um aprendizado essencial.
          Outras pessoas sofrem por dor. Esse, agradeço, é um sofrimento pelo qual nunca passei, e pelo qual não quero passar. Não acredito que traga nenhum tipo de experiência valorosa, e francamente não entendo o motivo daqueles que passam por isso por vontade própria.
          E por fim existem as pessoas que dizem sofrer por amor. Eu acredito, como já disse um grande sábio, que o amor verdadeiro não nos faz sofrer. Então, se vocês sofreram, se derramaram lágrimas de tristeza por causa de algo que aquela pessoa lhe fez sentir, essa pessoa não vale sua atenção. Não vale o seu olhar, não vale nada que venha de você. E, sim, eu sei que provavelmente você vai ignorar esse conselho – como eu disse, lá em cima, que os apaixonados fazem – mas quanto mais reforçado for, melhor. Talvez ela(e) seja até uma pessoa legal, mas pra você não dá. Pelo menos não pra “amar”. Então força, se você estiver nessa situação. Mesmo que você queira fazer alguém passar por tudo que você passou, pense que o prazer de tirar (se você sente algum) nunca é tão satisfatório quanto o prazer de ter. Então, cabeça pra cima, amigos por perto e siga em frente. Um dia alguém vai te valorizar como você quer, e você também vai valorizar essa pessoa, e mesmo que não seja amor, mesmo que vocês não tenham um futuro juntos, se casem e tenham um família juntos, aquela pessoa, talvez um amante, talvez um amigo, vai ser seu porto seguro, sempre que você precisar. Um dia essa pessoa, que não é ficção, vai parecer, e vai te fazer feliz. E pros sarcásticos, não: não é uma piada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário