terça-feira, 1 de novembro de 2011

Esperança, alegria e felicidade

          O que move as pessoas? Acredito ser a esperança de que, não importa quão bom o dia tenha sido, sempre haverá um dia melhor. Ou que, em meio a um oceano de tristeza, sempre há uma única gota que pode mudar a cor do mar (ou um peixe, quem sabe...). Essa crença é chamada de esperança, e às vezes de fé. É o que nos faz aguentar às incertezas e as falhas que encontramos pelo caminho. E é o que nos faz sentir ainda mais felizes quando a melhora chega, pois nos dá o gosto delicioso de poder dizer, literalmente: “Eu sabia!”.
          Às vezes nos zangamos, ou nos entristecemos, e acredito também que a irritação e a tristeza são provenientes dá inexistência de algo que desejávamos que existisse. É quando queremos, mas não podemos ter. Quando uma criança quer um brinquedo, mas não ganha, ela chora. Quando amamos alguém que simplesmente se recusa a sentir o mesmo, choramos. Quando se precisa de algo que não se tem, aquilo nos irrita. Mas toda essa tristeza e irritação tem uma cura: alegria.
          Para diferenciar alegria de felicidade: alegria é a que nos acomete num breve momento, quando rimos ao lado de amigos, ou quando fazemos o que gostamos. Felicidade é um objetivo maior, é um prêmio concedido a aqueles que têm a chave enigmática de como lidar com a vida e seus problemas sem ceder a fraquezas como raiva e dor. É claro que chorar é natural, e todos choram, mas assim também se conclui que todos têm seu momento de fraqueza. Felicidade normalmente é proveniente de anos de experiência ou de muito poucos, afinal, as pessoas verdadeiramente felizes são normalmente idosos e crianças. Ela também pode ser encontrada como fruto de uma perseverança desmedida, e também como produto final da esperança. Além da alegria, a felicidade é a cura definitiva para as tristezas e toda sorte de situações negativas da vida.
          A alegria é mais fácil de ser encontrada. Se você está cansado do seu dia-a-dia, ou se acha que sua vida não está boa o bastante, lembre-se disso: você tem amigos, mesmo que poucos, e eles são a principal chave da felicidade. Rir ao lado de um amigo é um ótimo remédio, tanto para o espírito quanto para o corpo. Nunca afaste a mão de um amigo quando este lhe estender uma, pois mesmo sem saber, você precisa dela. E se você tiver esperança, a felicidade sempre vai dar um jeito de fazer uma visita. E ela normalmente chega para ficar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário